Mercúrio é o menor planeta do nosso Sistema Solar, sendo que o pequeno planeta mede cerca de 4.876 km de diâmetro, sendo apenas um pouco maior do que a nossa Lua. É menor do que Titã, a lua de Saturno, e Ganimedes, lua de Júpiter e também o que fica mais próximo do Sol.Sua aparência é brilhosa quando observado da Terra, tendo uma magnitude aparente que varia de −2,6 a 5,7, embora não seja facilmente observado pois sua separação angular do Sol é de apenas 28,3º.
Uma vez que Mercúrio normalmente se perde no intenso brilho solar, exceto em eclipses solares, só pode ser observado a olho nu durante o crepúsculo matutino ou vespertino.
Alguns dizem que ela é parente da Lua, isso é verdade ?
Apesar de serem parecidos, os dois corpos não tem nenhuma relação, as únicas semelhanças são as características parecidas de tamanho, crateras de impacto espalhadas pela superfície, montanhas e vales, além da temperatura.
Seu núcleo é grande em relação ao seu raio, ocupando mais ou menos 80% do mesmo, sua composição é basicamente ferro. Mais porque seu núcleo é tão grande comparado ao tamanho total do planeta?
De acordo com a NASA, para fins de comparação, a camada externa de Mercúrio tem apenas 500 a 600 quilômetros de espessura.
Passado violento?
Apenas um ano em Mercúrio tem 88 dias de duração e um dia em Mercúrio dura o equivalente a quase 59 dias terrestres. O planeta é quase preso ao Sol e com o tempo isso diminuiu a rotação do planeta de forma que quase iguala a sua órbita em torno do Sol.
Antes Mercúrio era grande se comparado aos tempos atuais. Só que um grande corpo celeste colidiu com o planeta há bilhões de anos e acabou arrancando sua crosta e a maioria do seu manto, reduzindo drasticamente sua massa, além disso o impacto “freou” a rotação do Planeta que hoje dura 59 dias terrestres.
Gelo perto do Sol?
Ele tem cauda?
Vulcões?
Uma grande parte de Mercúrio pode estar coberto de lava seca. As planícies do norte do planeta parecem suaves porque a lava pode ter sido derramada sobre a superfície, suavizando-a enquanto se movia. Embora atualmente os cientistas não vejam atividade vulcânica na superfície de Mercúrio, muitos pensam que isso poderia ser uma boa explicação para a forma como o planeta se parece hoje.

