Close Menu

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    🏃💀 “A Longa Marcha – Caminhe ou Morra”: Suspense Inspirado em Stephen King

    6 de setembro de 2025

    Comic Yurihime Celebra 20 Anos de Mangás Yuri no Japão

    5 de setembro de 2025

    🧟‍♂️ Dying Light: The Beast — Parkour Imersivo e Combate Brutal em Novo Trailer

    5 de setembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube TikTok Twitch
    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch
    Area53
    • Home
    • Anime
      • Musica
    • Cinema/TV
    • Eventos
    • Games
    • Mistérios
    Area53
    Home»Mistérios»Sistema Solar- O Maravilhoso Sol
    Mistérios

    Sistema Solar- O Maravilhoso Sol

    Valter VieiraBy Valter Vieira2 de agosto de 2024Updated:17 de dezembro de 2024Nenhum comentário6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Olá, pessoal! Nas próximas sextas-feiras, vamos explorar cada planeta do nosso Sistema Solar, conhecendo um pouco de sua história e curiosidades fascinantes sobre cada um deles.

    O Sistema Solar é formado principalmente pelo Sol e pelos corpos que estão sob sua influência gravitacional.

    Entre esses corpos, os oito planetas são os mais massivos, e eles se dividem em dois grupos: os planetas telúricos (os quatro menores e mais próximos do Sol, predominantemente rochosos) e os gigantes gasosos (os quatro maiores e mais distantes do Sol).

    A maioria desses planetas exerce força gravitacional suficiente para manter uma atmosfera ao seu redor e também possuem satélites naturais orbitando-os. Enquanto a Terra e Marte têm, respectivamente, um e dois satélites naturais, os gigantes gasosos possuem dezenas deles, com formas, composições e tamanhos variados.

    Além disso, há cinco planetas anões, de acordo com a União Astronômica Internacional, e a maioria deles também exibe satélites naturais.

    Para começarmos nossa jornada, vamos falar sobre a estrela principal do nosso sistema: o Sol! 🌞

    A estrela mais importante do nosso Sistema Solar. Venerado pelas antigas civilizações, o Sol já adorado com outros nomes, mas sempre com a mesma importância.

    Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.

    Ele é uma estrela, como todas as outras que vemos no céu à noite. Só que as outras estão a muitos anos-luz e, por isso, que parecem pontinhos no céu. Já o Sol está milhares de vezes mais próximo (a apenas oito minutos-luz de distância).

    A coroa solar expande-se continuamente no espaço, criando o vento solar, uma corrente de partículas carregadas que estende-se até a heliopausa, a cerca de 100 UA do Sol. A bolha no meio interestelar formada pelo vento solar, a heliosfera, é a maior estrutura contínua do Sistema Solar.

    Ela é feita somente de Fogo?

    Ele parece sempre em chamas, mas não existe qualquer sinal de fogo no Sol. O que acontece lá é que a atmosfera solar é formada por gases que causam explosões e geram calor e luz.

    Qual é a sua composição?

    Ele é composto basicamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), a outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, néon, cálcio e crômio.

    Qual é a sua distância?

    O Sol está tão distante, mas tão distante da Terra, que a sua luz demora oito minutos e 18 segundos para chegar aqui. O astro-rei, aliás, é só mais uma estrela no meio de outras 200 bilhões que existem na nossa galáxia.

    Qual é a sua idade?

    O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade e, como toda estrela, um dia ele vai apagar. Calma, aí, isso só vai acontecer daqui uns 4,5 bilhões de anos. Aí, ele vai se tornar uma nebulosa, depois uma anã-branca até virar uma estrela anã-negra.

    Ou seja, sua luz vai ficar tão fraca que o calor que ele emite não vai chegar mais em nosso planeta e toda a vida por aqui vai desaparecer.

    LUZ ? 
    Quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, ocorre um eclipse solar. Nessa hora, a Lua vai cobre parcialmente ou totalmente o Sol, podendo escurecer o céu e o dia fica parecendo noite. Esse fenômeno pode ocorrer de duas a cinco vezes por ano. Para os povos do passado, as eclipses eram um sinal de que os deuses estavam zangados com os humanos.

    Um abraço caloroso!

    Quando o Sol chegar ao final de sua vida, sua temperatura aumentará bastante e as camadas exteriores irão se crescer de tamanho.

    Essa expansão provavelmente engolirá os planetas Mercúrio e Vênus – e possivelmente até a Terra. Mesmo se nosso planeta mudar sua órbita e conseguir escapar de ser engolido, ele ficará tão, tão gelado que não haverá chance de ter vida por aqui.

    Tempestade Solar

    Há épocas em que as explosões na superfície do Sol são bem fortes, as chamadas de tempestades solares. O grande astro libera muita energia e radiação, causando desastres como destruição de satélites artificiais em órbita da Terra, interferência nos serviços de telefonia e até queda de energia elétrica.

    Gravidade essa é a resposta!

    O Sol também como função manter o Sistema Solar em ordem. Ele tem uma gravidade 28 vezes maior do que a Terra e é essa força que atrai os planetas, luas e asteroides, mantendo cada corpo celeste em seu devido lugar.

    NA MEDIDA CERTA 

    A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida.

    Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios, como na história da cachinhos dourados e dos três ursinhos.

    Cores Mágicas

    Partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da Terra, conhecido como aurora boreal (região norte) ou aurora austral (região sul).

    Visto que a Via Láctea move-se na direção da constelação da Hidra, com uma velocidade de 550 km/s, a velocidade do Sol relativa à radiação cósmica de fundo em micro-ondas é de 370 km/s, na direção da constelação da Taça.

    A luz ultravioleta do Sol possui propriedades anti-sépticas, e pode ser utilizada no saneamento de objetos e água. Raios ultravioleta possuem um papel importante na produção de vitamina D no corpo humano, embora em excesso causem queimaduras solares.

    A luz ultravioleta é fortemente atenuada pela camada de ozônio, e portanto a quantidade de luz ultravioleta varia bastante com a latitude, sendo parcialmente responsável por várias adaptações biológicas em seres vivos, incluindo variações da cor da pele humana em várias regiões da Terra.

    Para terminarmos, vamos colocar uma canção que vai te lembrar a felicidade de um dia lindo de verão.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
    Next Article 🎮 BlogArea53 na RetroCon 2024: Uma Viagem no Tempo para os Clássicos dos Games!
    Valter Vieira
    • Facebook
    • X (Twitter)
    • Instagram

    Valter (ou Fox), o Visionário por Trás do Blogarea53 Desde 2013, Valter, também conhecido como Fox, tem sido o criador e força motriz por trás do Blogarea53, um canal que começou pequeno, mas rapidamente conquistou o coração de fãs e se tornou um nome de peso. Ao longo dessa jornada, Valter se uniu ao seu melhor amigo, Daniel, mais conhecido como Bright Leo, e juntos, levaram o canal a novos patamares, se tornando figuras influentes no universo dos eventos geeks de São Paulo. Mais de 10 anos de história, mais de 10 anos de paixão por cultura geek, tecnologia e entretenimento. E o melhor está por vir!

    Related Posts

    Frequência 4625 kHz

    9 de julho de 2025

    🛸 As Múmias Alienígenas do Peru

    8 de julho de 2025

    Stardust Ranch????

    7 de julho de 2025

    Onde era o ‘isso’, deve vir o ‘eu’

    6 de maio de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Our Picks
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Twitch
    • TikTok
    Don't Miss
    Cinema/TV

    🏃💀 “A Longa Marcha – Caminhe ou Morra”: Suspense Inspirado em Stephen King

    By Valter Vieira6 de setembro de 20250

    Até onde você conseguiria ir? O suspense “A Longa Marcha – Caminhe ou Morra” (The…

    Comic Yurihime Celebra 20 Anos de Mangás Yuri no Japão

    5 de setembro de 2025

    🧟‍♂️ Dying Light: The Beast — Parkour Imersivo e Combate Brutal em Novo Trailer

    5 de setembro de 2025

    PUBG MOBILE 4.0: Fantasmas e Kaiju invadem o campo de batalha!

    4 de setembro de 2025

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

    Quem Somos

    O Blog Área 53, criado em 2013 por Fox e Bright Leo, nasceu para destacar os melhores momentos da cultura pop e geek em São Paulo. Focado em eventos, lançamentos e tendências, tornou-se referência entre fãs do universo geek. Com coberturas exclusivas de grandes eventos como Comic Con Experience e BGS, o blog conecta apaixonados pela cultura pop e fortalece a comunidade geek na cidade.

    Facebook X (Twitter) Instagram TikTok Twitch
    © 2025 Portal Area53. Designed by Agencia MimooD.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.